TENDÊNCIAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA 2.0: como caminham as empresas capixabas

Luciana Teles Moura, Maisa Marianelli

Resumo


Este trabalho teve o objetivo de avaliar as tendências da comunicação aplicadas à comunicação interna de quatro grandes empresas capixabas de diferentes segmentos. Buscou-se mapear a comunicação interna, analisar como as empresas estão usando as novas tecnologias a seu favor, e “se” e “em que medida” elas buscam mudar o seu perfil tradicional para ampliar o diálogo com o público interno. Estabeleceu-se como base para a análise o conceito de comunicação interna 2.0, que prevê mudanças culturais no ambiente interno antes mesmo da inserção de ferramentas tecnológicas. Os resultados demonstraram uma preocupação por parte das empresas pesquisas em se adequar a um novo perfil de colaborador e comunicação.


Palavras-chave


Comunicação interna 2.0; Tendências; Mudanças; Colaboradores; Comunicação

Texto completo:

PDF

Referências


FORMANCHUK, Alejandro. Comunicação Interna 2.0: um desafio cultural. 1ª ed., Buenos Aires: Edición Formanchuk & Associados, 2011.

INKOTTE, Alexandre Luz. Endomarketing: Elementos para a Construção de um Marco Teórico. Monografia de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 5. ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003.

MACHADO, Margareth Dias. Comunicação Interna no Contexto de Instabilidade das Relações de Trabalho. Monografia de Conclusão de curso. Rio de Janeiro, 2009.

REIS, Ciro Dias. Caderno de Comunicação Organizacional. 3 ed., 2013, disponível em < http://www.abracom.org.br/arquivos/ComunicacaoInterna.pdf >

TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.

TERRA, Carolina. As Relações Públicas e As Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação. Dissertação de Mestrado. São Paulo, 2013.

VIEIRA, Rufina Gustmann. A Influência do Clima Organizacional nas Empresas e nas Pessoas. Trabalho de Especialização de Curso. Instituto Catarinense de Pós-Graduação, 2013.




DOI: https://doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2014.v7i1.90

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

e-ISSN: 1981-223x 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.