A TRAJETÓRIA DE UM SAPATEIRO NA PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR: um reflexo da resistência do trabalho artesão na sociedade contemporânea

Patrícia Silva Xavier, Nádia Ruth Gomes

Resumo


A Praça José de Alencar, no centro de Fortaleza//CE, é palco de intensa sociabilidade, envolvendo os mais diversificados grupos sociais. É um espaço que acolhe um grande número de trabalhadores informais e autônomos se caracterizando como um espaço propício a grande movimentação de mercado. Um dos muitos trabalhadores que podemos encontrar nesse local é o sapateiro artesão que pode representar uma classe de trabalhadores que foi e ainda é “sufocada” pelos mecanismos do sistema capitalista. No presente artigo buscamos analisar a trajetória de um trabalhador informal, o sapateiro artesão da Praça José de Alencar, relacionando-a com o processo de modernização da indústria de calçados no Ceará. Desta maneira procuramos visualizar o processo de resistência desta categoria em meio ao sistema econômico capitalista que promove uma lógica contrária às suas funções. Pretendemos demonstrar esses processos através do resgate das experiências vividas por nosso interlocutor como trabalhador inserido nessa lógica do trabalho. 


Palavras-chave


Trajetória; Artesão; Resistência

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora ZAHAR,

BOSI, Ecléia. Memória E Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1994.

ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de janeiro:. Editora Zahar, 1993.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1987.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e Pós- modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

MARX, Karl. O Capital. Rio de Janeiro: Bertrand, 1994.

MENELEU, J. A reestruturação do capitalismo e os trabalhadores: o caso dos novos sapateiros no Ceará. 2000. 130f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2000.

PESSOA, Maria. O sapateiro artesão: memórias e trabalho. 1993. 117f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 1993.

PIMENTEL, Lídia. Praça José de Alencar: pedaços da cidade, cenário da vida. 1998. 120f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federa do Ceará, Fortaleza. 1998.




DOI: https://doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2013.v6i1.54

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

e-ISSN: 1981-223x 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.