ANÁLISE DA GESTÃO DE ESTOQUE DE UMA MICRO EMPRESA DE AUTOPEÇAS DE CAMPO MOURÃO-PR: uso da classificação ABC dos materiais

Douglas Santos Almeida, Juliano Domingues Silva, Adalberto Dias Souza

Resumo


O objetivo da gestão de estoques é tomar decisões sobre o nível apropriado de inventário. Na prática, os itens de estoque não podem ser todos controlados com a mesma atenção. O sistema de inventário mais utilizado é o sistema de classificação ABC. O objetivo dessa pesquisa é demonstrar a aplicação da classificação ABC no estoque de uma micro empresa de autopeças, a fim de demonstrar a simplicidade desse mecanismo e sua importância para a tomada de decisão dos gestores. Para tanto, nossa pesquisa parte de uma revisão da literatura, para apresentar de forma sistemática, como é aplicada a classificação ABC. Em seguida, com o auxilio do software Microsoft Oficce Excel 2010, aplicou-se a técnica a partir do inventário de estoque de um período de 12 meses da empresa de autopeças. Os resultados do nosso estudo demostram que a empresa focal apresenta uma elevada concentração de produtos no setor de estoque que não são considerados como itens de grande importância na prática atual, com baixo fluxo de giro do estoque, criando uma situação de risco para a empresa, podendo ocasionar outros prejuízos financeiros. Além disso, essa pesquisa contribui com a literatura da administração, ao demonstrar de forma simplificada e sistematizada, como gestores de micro e pequenas empresas podem utilizar a Classificação ABC.


Palavras-chave


Classificação ABC; Gestão de estoques; Inventário

Texto completo:

PDF

Referências


ALVAREZ, M. E. B. Manual de organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 1997.

BRAIDO, Gabriel Machado; MARTENS, Cristina Dai Prá. Gestão de estoques em uma pequena empresa varejista de autopeças: proposição de um controle computadorizado de estoques. Revista Acadêmica São Marcos, v. 3, n. 1, p. 103, 2013.

CHIAVENATO, I. Administração de Materiais: Uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro. Elsiever, 2005.

DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão, 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LETTI, G. C.; GOMES, L. C. Curva ABC: melhorando o gerenciamento de estoques de produtos acabados para pequenas empresas distribuidoras de alimentos. Update-Revista de Gestão de Negócios, v. 1, n. 2, p. 66-86, 2014.

LOURENÇO, K. G.; CASTILHO, V. Classificação ABC dos materiais: uma ferramenta gerencial de custos em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem – REBEn, DF, v. 59, n. 1, p. 52-55, Jan-Fev, 2006.

MARTINS, P. G.; ALT, R. C.. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2000.

OLIVEIRA, O. M. de. A gestão de estoques no pequeno e médio varejo de supermercado da Bahia: estudo obre a influência da gestão informatizada de estoques sobre o desempenho das empresas. 121f. Dissertação (Mestrado profissional) – Núcleo de Pós-Graduação da Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, 2005.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SANTOS, J. A. A. dos; GRANDER, G. Análise e simulação do sistema de estocagem de uma indústria moveleira: um estudo de caso. Fasci-Tech – Periódico Eletrônico da FATEC, São Caetano do Sul, SP, v.1, n. 6, p. 64 a 76, Mar./Set. 2012.

SEBRAE-SP. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo. Pesquisa: Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos dsee vida. São Paulo, 2014. Disponível em:

STELA, E. & LEITE, M. L. G. & KOVALESKI, J. L. Análise da estrutura logística de estocagem e manuseio: estudo de caso. In: XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2005, Porto Alegre-RS, Anais do XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) 2005. Porto Alegre: Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), 2005. p.755-762.

VAGO, F. R. M. et al. A importância do gerenciamento de estoque por meio da ferramenta curva ABC, Revista Sociais e Humanas - UFSM, RS, v.26, n.3, p. 638-655, set/dez, 2013.

VAZ, R. A. de P.; GOMES, S. Gestão de Estoques nas micro e médias empresas: Um Estudo de Caso na empresa madeireira Catalana LTDA. Revista CEPPG – Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC), GO, ano XIV, n.24, p. 119-135, 1º Semestre. 2011.

VIANA, J. J. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2002.




DOI: https://doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2015.v8i1.140

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

e-ISSN: 1981-223x 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.